quinta-feira, 18 de abril de 2013


quarta-feira, 17 de abril de 2013

PROMOÇÃO DIA DO AMIGO

Dia 18 de abril é dia do amigo!
Trazendo um amigo para se matricular na ANGELUS de 18 a 25/04, ganhe 15% de desconto!
Participe!

Maiores informações: 2265-8427/2557-2371


E em maio,vem aí a homenagem ao ROCK



Homenagem a Chico Buarque de Holanda - 26/04

Estamos nos preparativos para nossa homenagem ao grande mestre da Música Popular Brasileira.



terça-feira, 16 de abril de 2013


Os benefícios da música para as crianças




Na etapa de alfabetização a criança é mais estimulada com a música. Através das canções infantis, nas que as sílabas são rimadas e repetitivas, e acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar, a criança melhora sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra. E assim, se alfabetizará de uma forma mais rápida.
A música também é benéfica para a criança quanto ao poder de concentração, além de melhorar sua capacidade de aprendizagem em matemática. A música é pura matemática. Além disso, facilita a aprendizagem de outros idiomas, potenciando sua memória.

Com a música, a expressão corporal da criança se vê mais estimulada. Utilizam novos recursos ao adaptar seu movimento corporal aos ritmos de diferentes músicas, contribuindo desta forma na potencialidade do controle rítmico de seu corpo. Através da música, a criança pode melhorar sua coordenação e combinar uma série de movimentos. Sua coordenação é combinada a  uma serie de condutas. Movimente-a para que possa dançar enquanto você canta. Pode abraçá-la e carregá-la no seu colo entoando outros ritmos infantis.
PROMOÇÕES PARA HORÁRIOS DA MANHÃ


A importância da música em nossa vida é indiscutível...
Já é mais que provado que a música desenvolve a mente,equilibra as emoções proporcionando paz de espírito e pode melhorar a concentração em qualquer campo de pesquisa e pensamento filosófico.

O que falta para você incluir a música na sua vida?
Estamos oferecendo desconto para aulas de instrumento nos horários de 9 ás 12h, de segunda a sexta-feira.

Entre em contato com a Angelus e agende sua entrevista sem compromisso!
2265-8427/2557-2371


sexta-feira, 12 de abril de 2013


Cursos oferecidos:

Os cursos da Escola Angelus possibilitam que o aluno desenvolva uma musicalidade própria e criativa, com a ultilização de métodos inovados e técnicas diversificadas.


Baixo

Bateria

Canto popular e lírico

Clarinete

Flauta doce e transversal

Guitarra





Musicalização

Percussão

Piano

Saxofone

Teclado

Teoria e percepção

Violão


Guitarristas: os sete mais influentes de todos os tempos


Uma pergunta: você é daqueles que acham que gosto não se discute? Gosta de ficar em cima do muro pra não causar polêmica? Se importa com que os outros pensam ponto de não se expor? Então, entre outras coisas anote aí: NUNCA FAÇA UMA LISTA IGUAL A ESSA!
O critério utilizado para eleger os sete guitarristas mais influentes de todos os tempos é esse: influência. Não se trata do mais técnico, ou de quem tenha mais feeling, ou quem faz as melhores caretas - não se trata nem do meu gosto pessoal na verdade. O que foi levado em conta aqui é a ousadia, a criatividade, a influência nas gerações posteriores, e claro, a época em que cada um viveu (ou criou esse novo conceito). Também procurei me ater ao rock n´roll - logo nomes como dos geniais ALLAN HOLDSWORTH e WES MONTGOMERY não aparecem por aqui. Por último vale ressaltar; trata-se de uma lista de apenas sete nomes e a escolha é baseada em listas de publicações internacionais e livros sobre o assunto. Então, lá vai.

7 - TONY IOMMI

No documentário “A Headbanger´s Jouney”, ROB ZOMBIE disse que todo riff de metal sobre a face da terra já tinha sido inventado por TONY IOMMI - segundo ele, todos os outros eram variações daqueles primeiros. Nada mais verdadeiro: com a introdução do trítono feita pelo guitarrista inglês ele não só compôs obras de arte como “Black Sabbath” “Symptom Of The Universe (alguns dizem, o primeiro thrash da história”), “como alimentou” MUSTAINE, KERRY KING, HETFIELD - enfim, você toca heavy metal? Então você também.

6- CHUCK BERRY

Nada mais notório - se não fosse por esse cidadão, essa lista nem existiria. Com influências de T-BONE WALKER, MUDDY WATERS e country music, BERRY criou a primeira indústria de riffs clássicos da história, tocando uma versão turbinada do blues de Chicago - chamado de rock n´roll. Colocando sua guitarra à frente do som, transformou-a em um instrumento solista, fundindo sua incendiária postura de palco a riffs da categoria de “Johnny B. Good” e “Sweet Little Sixteen”. KEITH RICHARDS, PETE TOWNSHEND, JOHN LENNON entre muitos outros, beberam direto dessa fonte.

5 - JEFF BECK

No quesito influência, JEFF BECK fez toda a diferença. Nas várias fases de sua carreira, BECK passeou entre o blues, o fusion e o rock rasgado e visceral com igual maestria. Sua técnica de alavanca e controle manual de volume fez a alegria de STEVE VAI, SATRIANI e companhia. Seu incrível controle dos dedos - ele não usa palheta - é influência notória na abordagem que MARK KNOPFLER (que também resgatou isso de gente do calibre de CHET ATKINS). “Blow By Blow”, seu mais notório trabalho, foi elogiado por todo mundo - de BRIAN MAY a FRANK ZAPPA. Precisa mais?

4 - JIMMY PAGE

“Ele compunha, tocava, produzia as músicas- não consigo pensar em outro guitarrista desde LES PAUL que possa reivindicar algo parecido”. Essa afirmação partiu de JOE PERRY ao resenhar sobre JIMMY PAGE para a Rolling Stone (fevereiro de 2012). PAGE se deu ao luxo de fazer todas as experimentações possíveis em estúdio: slides desgovernados, efeitos em camadas, tocar com arco de violino, etc, etc. Além disso, seus riffs mudaram a história da LES PAUL fazendo gente do gabarito de JOE PERRY, SLASH, JOE BONAMASSA forjar o próprio caminho no instrumento.

3 - RITCHIE BLACKMORE

Quando fiquei sabendo que o SLAYER tinha começado tocando covers do DEEP PURPLE quase não acreditei. Essa é a grande característica dos gênios: fornecer a matéria prima para toda “explosão cósmica” que venha depois. BLACKMORE fundiu o blues cru de BUDDY GUY com a técnica clássica, os arpejos, o pensamento modal - tudo o que a gente adora - e construiu um espólio que conta com composições que vão de MALMSTEEN a RANDY RHOADS, de VINNIE MOORE a KIRK HAMMETT. Só.

2 - EDDIE VAN HALEN

Muitos críticos de Rock and Roll não deram bola para “Eruption” no ano de seu lançamento porque acharam que aquilo era um truque de estúdio - tocado por uma máquina ou algo do gênero. Tocando de uma forma quase intuitiva - influenciado fortemente por ERIC CLAPTON - EDDIE subverteu o blues, turbinando-o com tappings, alavancadas radicais e harmônicos artificiais. Contribuiu decisivamente para a criação da ponte Floyd Rose (que todo mundo usa ou usou depois), popularizou o efeito flanger, inventou técnicas de potencialização dos som e eliminação de microfonia e ainda tinha tempo para beber, pegar um monte de mulher e brigar com LEE ROTH nas horas vagas.

1 - JIMI HENDRIX

É provável que daqui a mil anos essa lista continue sendo encabeçada por esse indivíduo. Por quê? Hendrix criou riffs memoráveis( “Highway Chile”, “If Six Was Nine”), colocou a microfonia a seu serviço (“Foxy Lady”), quase quebrou a alavanca no meio (“Star Spangled Banner”- o hino nacional americano!), misturou o rock e o funk (“Crosstown Traffic’), tronou o wah-wah uma marca registrada no rock (“Voodo Child”) fazia solos com ligados, solava com a boca, botou fogo na guitarra - e só viveu vinte e sete anos!!! E morreu há quarenta e dois!!!!


Fonte: Guitarristas: os sete mais influentes de todos os tempos http://whiplash.net/materias/melhores/158068-tonyiommi.html#ixzz2QFsUjgv8

Jimi Hendrix: veja mosaico do guitarrista feito com palhetas




Palhetas não servem apenas para tocar e sumirem do nada quando mais precisamos delas. Elas também podem ser usadas para criar belíssimas obras de arte.


Pensando nisso, ED CHAPMAN retratou JIMI HENDRIX usando quatro mil palhetas da marca Fender.

A empresa fabricante de guitarras encomendou o mosaico para o lançamento do álbum de inéditas do guitarrista americano.

Não é a primeira vez que o artista plástico retrata HENDRIX desta maneira, ele já havia feito isso em 2011 e leiloou o quadro por vinte três mil libras para uma campanha beneficente.


quinta-feira, 11 de abril de 2013


Musicalização Infantil



O curso de Musicalização Infantil trata-se do primeiro contato da criança com a música. O objetivo dessa atividade é sensibilizar musicalmente. As crianças são estimuladas a explorar o universo sonoro, a criar com a exploração dos sons, a descobrir formas intuitivas e lúdicas de se fazer música sem necessariamente reproduzir padrões pré existentes. Antes do estudo da técnica instrumental e teoria musical, antes do desenvolvimento do repertório, a escuta atenta e a manipulação de qualquer tipo de som são as ferramentas necessárias para a criação e manifestação musicais.

Contato: 2265-8427/2557-2371
Música para terceira idade




Nossos cursos de música para 3ª idade podem ser encarados como atividades de musicalização e sensibilização musicais. Na escolha e aprendizado de um instrumento musical, nossos alunos são conduzidos por profissionais preparados e especializados para trabalhar com este público. As aulas para terceira idade oferecidas pela ANGELUS Escola de Música são feitas para pessoas que percebem a música como um meio de descontração, socialização e entretenimento.

Mais informaçoes: 2265-8427/2557-2371

Novo curso da ANGELUS
Informações : 2265-8427/2557-2371




quarta-feira, 10 de abril de 2013


Dicas para cuidar da voz




Cuidados básicos que auxiliam a preservar a saúde vocal, prevenindo alterações e doenças vocais devem ser seguidos por todos, principalmente pelos que utilizam mais a voz ou com tendência a apresentar alterações vocais. Para ter uma boa voz, é preciso uma boa saúde vocal e ter boa saúde vocal significa ter uma voz clara, e limpa, emitida sem esforço e agradável ao ouvinte.


O que se pode fazer para manter a voz saudável?

• Beba bastante água (em temperatura ambiente) enquanto estiver falando, em pequenos goles. Um corpo permanentemente hidratado significa pregas vocais hidratadas e com melhor flexibilidade e vibração. O ideal é ingerir de 7 a 8 copos por dia, porem, a cor da urina (clara) pode auxiliar no controle de uma hidratação adequada.
• Preocupe-se em manter uma alimentação equilibrada, sem grande numero de horas em jejum, mastigando bem cada alimento a ser ingerido.
• Coma maçã, pois é adstringente e limpa o trato vocal. Além disso, sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras. 
 • Use roupas confortáveis e de tecidos que absorvam a transpiração. Roupas leves e folgadas são idéias para quem trabalha com a voz. Sapatos confortáveis favorecem a postura correta.
 • Sono regular, momentos de lazer e atividades físicas adequadas também contribuem para uma boa produção vocal.
 • Procure respirar sempre corretamente, levando ar até o abdômen e expandindo as costelas. Não eleve os ombros e o peito como se fosse um pombo. E o abdômen que tem de se expandir como se estivesse cheio de ar.
 • Enquanto estiver falando, mantenha a postura de corpo ereta, no eixo, porem relaxada, principalmente a cabeça.
 • Evite competir com ruídos externos durante a fala. Fique atento a eles e procure não aumentar o volume de sua voz na tentativa de superá-los.
 • Tente não gritar. Se for possível, opte sempre pelo microfone ao falar em publico.
 • Fale pausadamente e de maneira correta, articulando bem as palavras, mas sem exagero.
 • Ter audição normal é importante, pois o monitoramento vocal é realizado pela audição.
 • Ao sentir vontade de tossir ou pigarrear, respire profundamente pelo nariz e engula a saliva várias vezes ou beba água, pois essas ações provocam um forte atrito nas pregas vocais, irritando-as.
 • Para diminuir a tensão na região dos ombros e do pescoço, boceje e espreguice diversas vezes ao dia.
 • Após o uso intenso da voz, procure permanecer em repouso vocal por algum tempo.
 • Outro fator importante é o ambiente de trabalho. Procure discutir com seus colegas e chefes meios que possibilitem um ambiente de trabalho agradável, capaz de diminuir a tensão e favorecer o diálogo. Uma voz saudável é resultado de cuidados individuais e de ações ambientas.
Últimas palavra de 5 ídolos da música:


fonte: anaumplugged.com

terça-feira, 9 de abril de 2013


Entre os dias 12 e 14 de abril, o Rio vai receber mais uma edição do Viradão Carioca, projeto que espalha música pelos quatro cantos da cidade com shows gratuitos.


A lista de atrações é grande, e está à altura do Viradão Carioca, evento gratuito que acontece nos dias 12, 13 e 14 de abril em três bairros cariocas: Arpoador, Bangu e Madureira. E nesta quinta edição os moradores e visitantes de Niterói e Nova Iguaçu também terão um palco para chamar de seu.
Ffoi divulgada a Programação Completa do Viradão Carioca 2013, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2013 com mais de 50 atrações gratuitas, incluindo Chitãozinho e Xororó, Titãs, Daniela Mercury, Raimundos, Monobloco e Sorriso Maroto. Além dos palcos  cariocas montados no Praça das Juras, emBangu; no Parque de Madureira e noArpoador, com shows dedicados exclusivamente ao jazz. Já o palco daPraia de Copacabana, no Quiosque Globo Rio, terá atrações de humor durante o sábado, haverá também shows no Centro de Niterói e Nova Iguaçu.
As apresentações começam às 18h na sexta e no sábado. No domingo, os shows têm início às 17h. Ao todo, o Viradão Carioca 2013 terá cinquenta horas de duração ao longo dos três dias de festa. Se fosse votar os palcos mais animados parecem o de Bangu e o de Niterói.

Confira abaixo a programação completa dos três dias de Viradão Carioca:


Sexta-feira, dia 12/4 - A partir de 18h



ARPOADOR
DJ Egil JR
Leitiere’s Lexeu Quinteto
Bondesom
Iconili

MADUREIRA - Parque Madureira

Grupo Clareou

BANGU - Praça das Juras

DJ Valdo
DJ Denis
Késia Estácio
Grupo Pra Valer
Gabriel O Pensador
Rodriguinho

NITERÓI - Caminho Niemeyer - Praça do Teatro Popular

DJ Rato
Bloco Saias na Folia
Dado Villa-Lobos
MC Leozinho
Seu Cuca
Monobloco
NOVA IGUAÇU - Centro - Aeroclube de Nova Iguaçu
DJ Zabumba
Bento e Mariano
Haroldo Costa e convidados - Marquinhos Sata, Dorina, Unidos de Vila Isabel, Grupo Nosso Kantinho
Tá na Mente
Nosso Sentimento
Dudu Nobre

 

Sábado, 13 de abril - A partir de 18h

ARPOADOR
DJ Jazz4 Life
Frederico Heliodoro Quarteto
Astronauta Marinho
Afro Jazz
MADUREIRA - Parque Madureira
Daniela Mercury
BANGU - Praça das Juras
DJ Valdo
MC Sapão
Bloco Brasil
Titãs
Cidade Negra

PALCO QUIOSQUE GLOBO - Copacabana
Faixa de Humor com André Lucas, Bruno Buaiz, Felipe Absalão, Gigante Léo, Henrique Federowicz,
Larrisa Câmara, Márcio Libar, Nizo Neto, Paulo Carvalho, Paulo Vinnicius, Rey Biannchi e Sil Esteves.

NITERÓI - Caminho Niemeyer - Praça do Teatro Popular
DJ Rato
Tereza
Monique Kessous
Sandra de Sá
Moraes Moreira
Biquini Cavadão
NOVA IGUAÇU - Centro - Aeroclube de Nova Iguaçu
DJ Zabumba
Forfun
Raimundos
Detonautas
Fresno


Domingo, 14 de abril - A partir de 17h


ARPOADOR
DJ Egil Jr
Tupiniquim Jazz Orquestra
Historic Brazilian Jazz Band
Abayomy Afrobeat Orquestra
MADUREIRA - Parque Madureira
Blitz
BANGU - Praça das Juras
DJ Valdo
Danny Pink e os Ursinhos Quadrados
Imaginasamba
Sorriso Maroto

NITERÓI - Caminho Niemeyer - Praça do Teatro Popular

DJ Rato
Bom Gosto
Arlindo Cruz
Preta Gil
NOVA IGUAÇU - Centro - Aeroclube de Nova Iguaçu
DJ Zabumba
CPM 22
Chitãozinho e Xororó
Latino

Iron Maiden & Slayer : shows pelo Brasil após Rock in Rio?


Outros músicos que tocarão no Rock in Rio também farão turnê pelo Brasil depois. John Mayer e Rob Zombie, por exemplo, ainda não têm datas definidas. O Metallica tem planos de se apresentar em São Paulo e Belo Horizonte. Jon Bon Jovi anunciou na Globo que a banda tocará em São Paulo também.
Mas a melhor de todas é: Iron Maiden e Slayer juntos em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Ainda sem datas definidas. Flesch também afirma que a turnê conjunta se estenderá para o Paraguai, Chile e Argentina.


Fonte: Iron Maiden & Slayer: shows pelo Brasil após o Rock in Rio? http://whiplash.net/materias/news_828/177085-slayer.html#ixzz2Q0QOjDhe




Chorão completaria hoje 43 anos!
O vocalista da banda Charlie brown Jr, encontrado morto dia 6 de março, foi homenageado pela prima Sônia Abrão com fotos!



segunda-feira, 25 de março de 2013

Não deixem de participar! :) 

Aula de Música nas Escolas: direito do músico.
Este artigo pretende tão somente dar ciência, em esfera mais ampla, do meu pronunciamento por ocasião do simpósio sobre o ensino de música nas escolas, a convite da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação - CNE, realizado na Uni-Rio, em dezembro último. O posicionamento defendido aqui representa a coordenação da campanha ''Quero Educação Musical na Escola na Escola'', em que o SindMusi esteve presente e atuante desde primeira hora, integrando o Grupo de Ação Parlamentar Pró-Música- Gap. A campanha ''Quero Educação Musical na Escola'' é um movimento originado na sociedade civil em 2006, que, em cooperação direta com as Comissões Permanentes de Educação e Cultura do Congresso Nacional, organizou, encaminhou, lutou e logrou a sanção Presidencial de uma Lei que buscou a reintrodução efetiva da Educação Musical no Ensino obrigatório do país. Essa iniciativa desencadeou o movimento de artistas e educadores e cidadãos, amplamente representados e apoiados por 94 instituições nacionais e internacionais e internacionais ligadas à música e à educação que alcançou todas as regiões do país. A publicação de 177 matérias na imprensa promoveu um amplo conhecimento, em todo o país, dessa conquista em 18 de agosto de 2008.
 Apenas a Lei não será capaz de promover as necessárias mudanças. Os muitos espaços ainda vazios em 2013 e a inação da grande maioria das instituições de ensino no país revelam a necessidade imperiosa de uma regulamentação do MEC que garanta uma implementação consequente e a universalização do acesso à música nas escolas. Essa regulamentação, mais que um força motriz para o cumprimento dos dispositivos da Lei 11.76/2008, é uma resposta compatível com a necessidade de aperfeiçoamento da Educação global, onde, segundo a Unesco, a música cumpre um papel central.
Já é sabido que o número de professores capacitados para ministrarem as aulas de Música será insuficiente para atender ás necessidades. A questão que se impõe é; de um lado tornar possível, em relativo curto espaço de tempo, o cumprimento do dispositivo e de outro lado a habilitação legal dos recursos humanos disponíveis. O debate acerca da flexibilização das contratações se vincula ao veto ao 2ª. Artigo da Leim que previa que o conteúdo deveria ser ministrado exclusivamente por professor especialista (Licenciado em Música), segundo o texto da justificativa do Veto que consta na publicação da Lei no Diário Oficial da União de autoria do então Ministro da Educação: É importante ressaltar que a justificativa do Veto não é Lei e não legisla; depreende-se, no recorte do primeiro primeiro parágrafo, que o então Ministro da Educação Fernando Haddad apontava para a possibilidade da habilitação e contratação de músicos para ministrarem as aulas de música nas escolas, aliado ao fato corrente da ausência de professores em número suficiente para fazer frente à demanda que a Lei desperta. 
Uma ação interministerial promovida pelo Ministério da Cultura e o MEC em 2009, infelizmente descontinuada, coletou contribuições de especialistas em torno de uma minuta de proposição que já considerava um processo de transição e previa a contratação efetiva de músicos certificados ao obterem uma capacitação pedagógica e estabelecia um tempo determinado de até 8 anos para a obtenção da Licenciatura, tal como prevista na LDB.
 Neste momento, está em curso uma campanha de publicação nas redes sociais de mil filmes manifestando apoio à Educação Musical nas escolas, e, em maio, o Forum de Ciência e Cultura da UFRJ será palco do encontro internacional de Educação Musical ''Um Novo Tempo para a Música na Educação'', que objetiva lançar a iniciativa brasileira, da implementação da Lei 11.769 em uma perspectiva internacional, com o apoio da Unesco, MinC e do MEC que os caminhos da música na escola sejam muitos e diversos.
Que todas as manifestações sejam acolhidas e cultivadas, que as vozes sejam livres e que essas vozes cidadãs se fortaleçam com uma implementação consequente da educação musical nas escolas. Aos milhares de cidadões que, em voz uníssona apoiaram a campanha desde 2006, aos muitos que vêm participando, a nossa gratidão.

* Felipe Radicetti é músico compositor, Presidente da Associação Brasileira de Compositores para Audiovisual  Musimagem Brasil e coordenador da campanha '' Quero Educação Musical na Escola'', desde  2006.

Oi pessoal, a Angelus decidiu criar esse blog como fonte de informação e no intuito de promover eventos. Estaremos atualizando sempre que possível com fotos dos alunos nas apresentações da escola e com possíveis promoções para não alunos. Quem ama a música, assim como nós e tem vontade de aprender algum instrumento e despertar o interesse de nós conhecer entre em contato conosco. Abraços!
Ficamos no Largo do Machado - Rio de Janeiro
número: 39 salas 2 e 7 ou entre em contato através de nossos telefones.
Tel: 2265-8427/2557-2371

Segue abaixo algumas fotos da apresentação do dia 22/03/2013 (Sexta-Feira)


























Aluna Luciana Valle cantando Per Amore